Como encontrar trabalho remoto

Já falamos aqui no blog sobre “O que é Nômade Digital e como superar seus principais obstáculos” e seguindo o tópico, vamos ver como encontrar um trabalho remoto. Afinal, um dos pontos mais importantes para quem quer se aventurar nesse estilo de vida é ter uma fonte de renda que seja independente de localização.

Prós e contras

Trabalhar remotamente, na maioria dos casos, tem ótimos benefícios como não perder tempo com deslocamento, gastando horas preso no trânsito com produtividade zero. Poder trabalhar ao lado do seu bichinho de estimação ou ter mais flexibilidade para cuidar dos filhos. Além de economizar com combustível e mais facilidade em manter uma alimentação mais saudável.

Contudo, nem tudo são flores e, caso mal administrado, esse é um caminho fácil para procrastinação e reclusão social que podem transformar o seu sonho de trabalhar em qualquer lugar em um pesadelo.

Por onde começar as buscas?

Primeiramente é preciso entender qual é a sua área de atuação. Para programadores, designers e marketing, por exemplo, é relativamente fácil encontrar um trabalho remoto. Afinal, essas profissões, só dependem de um computador e acesso a internet.

Isso não quer dizer que não haja vagas de trabalho remoto para as mais diversas áreas. Já vi vagas remotas de RH, psicólogo e até em biotecnologia e essa é uma tendência que vem crescendo cada vez mais.

Outro ponto a se pensar antes de começar a busca por vagas de trabalho remoto é entender que talvez essa busca não seja necessária porque, com um pouco de planejamento para levantar alguns dados e um bom diálogo com seu chefe (embasado nos números levantados, é claro), essa oportunidade pode estar diante de você, só esperando para ser descoberta.

Agora, supondo que a abordagem anterior não tenha funcionado e a busca se faz de fato necessária, comece pelo LinkedIn. As maiores empresas do mundo estão nessa rede social, divulgando milhares de vagas todos os dias, com headhunters de todo lugar do mundo sedentos pra te encontrar.

Como segunda opção, vale procurar alguma plataforma mais focada na sua área. Para programadores, por exemplo, é legal dar uma olhada no próprio StackOverflow. Então, encontre algum tipo de plataforma que tenha vagas destinadas à sua área.

É sempre válido também dar uma olhada nos grandes players de plataformas de vagas, como por exemplo o Glass Door ou Indeed. Por fim, mas não menos importante, o queridinho dos Nômades Digitais, uma plataforma desenvolvida por nômades para nômades, o Remote Ok.

Uma alternativa fora da curva

Você viu diversas formas de encontrar um trabalho remoto mas, e se depois de muita busca não houver mesmo uma oportunidade no mercado pra você agora? Se esse for o caso, a alternativa que lhe resta é criar uma opção para você mesmo. Sim, o tão temido empreendedorismo.

Você pode começar construindo uma carteira de clientes, freelando em paralelo ao seu trabalho atual, ou então desenvolvendo uma técnica de vendas que funcione pra você, que esteja alinhada aos processos e objetivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *